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Proteção paisagística dos morros da zona sul, processo 869-T-73, anexo do projeto PRODOC 4018 (UNESCO - IPHAN, 2017-2020), consultoria para normatização e para a gestão do Patrimônio Cultural Brasileiro, Rio de Janeiro, Paisagens Cariocas, "entre a montanha e o mar"

A proteção da paisagem, o processo de tombamento de 1973, e os morros “paisajísticos”, estudo para nota técnica do processo de rerratificação elaborado por Isabelle Cury (IPHAN), e José Antonio Hoyuela Jayo (consultor do IPHAN e da UNESCO)

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Em 1973 foi efetivado o tombamento dos morros de Pão de Açúcar, Corcovado, Urca, Babilônia, Gávea (Penhasco da Pedra da Gávea), Dois Irmãos (Penhasco dos Dois Irmãos) e Cara de Cão, dessa vez, no livro Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, Processo 0869-T-73. Em 2019 fui convidado a participar do processo de rerratificação. Primeiro com Isabelle Cury, elaboramos uma proposta de delimitação e de resiginificação (revisão dos valores, atributos e caraterísticas dos bens). Depois com uma equipe técnica coordenada pelo DEPAM (grupo de trabalho) se procederia a validação dessa proposta, que atualmente está em discussão para a reratificação junto ao IPHAN.

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Em 1862, Auguste Glaziou, eminente paisagista, autor do Campo de Santana, e da Quinta de Boa Vista, projetou uma reforma de estile romântico inglês para “contemplação da natureza, correria alegre de crianças, o footing, o flirt, o culto de Eros nas aleias umbrosas e o de Baco nos cafés e bares instalados no seu interior”. No governo de Pereira Passos (1902-1906), um grande aterro, que seria a base do futuro Flamengo, separou o Parque da borda do mar, é nos anos seguintes, na década de 30, será construída como complemento, conectando com a base do outeiro da Gloria, a Praça Paris, que será muito apreciada pela burguesia carioca, é construída com um traçado neoclássico onde se destacavam chafarizes, estatuetas e densa vegetação em “parterres” com canteiros muito geométricos. Desmonte dos Morros: 1880-1906 Senado; 1920-22 Castelo; 1922 Morro da Viuva; 1950’ Santo Antônio; 1960’ Flamengo.


Os morros do Pão de Açúcar (52), da Urca (53), da Babilônia (54), e de Cara de Cão (58), assim como os Penhascos dos Dois Irmãos (56) e da Pedra da Gávea (57) e o Penhasco do Corcovado (55), espaço também chamado de Penedia do Corcovado, p.e. na portaria 104) foram tombados no processo 869/T-73 e inscritos no Livro Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico (inscrições:052-058) na data de 8-8-1973. Antes, no processo 99 – T – 1938, tinham-se tombado como conjuntos paisagísticos os “Morros do Distrito Federal”, hoje da Cidade do Rio de Janeiro, também chamado tombamento dos morros históricos, inscritos nos livros de Belas Artes (vol 01, folha 0027 e inscrição 0151) e do Tombo Histórico (vol 01, folha 0013, inscrição nº 70), ambos em 30 de junho de 1938) e que envolvia os morros que ficaram: Conceição, São Diogo, São Bento e parcialmente Santo Antônio, já que os outros morros tinham sido derrubados: Senado (1880-1906), Castelo (1920-22), Morro da Viuva (1922); mas, mesmo protegido, Santo Antônio será parcialmente derrubado na década de 1950’.
 

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Geologia RJ
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Os morros

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O processo de delimitação

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Bibliografia

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Cury, I. (2004). Cartas patrimoniais. 3 ed. rev. e aum. Rio de Janeiro: IPHAN.

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Hoyuela Jayo, J. A. (2018 a). Produto 3: Metodologia de abordagem. As paisagens cariocas e as portarias federais. Em Projeto PRODOC. Gestão compartilhada do Patrimônio Cultural brasileiro (914BRZ4018). Projeto 1/2017 IPHAN (SA-1949/2017) – UNESCO (573382). Rio de Janeiro: UNESCO & IPHAN.

Hoyuela Jayo, J. A. (2019). A Chancela da Paisagem Cultural Brasileira. Subsidios para a integração da Paisagem e do Territóroio na normatização e na gestão do Patrimônio Cultural brasileiros. Rio de Janeiro: IPHAN, grupo de trabalho da Chancela Cultural brasileira.

Hoyuela Jayo, J. A. (2019). Os riscos derivados das mudanças climáticas no Rio de Janeiro, Patrimônio Mundial como paisagem cultural . Anais de ICOMOS 2019. Belo Horizonte: EIDS.

Hoyuela Jayo, J. A. (2020). As paisagens da orla do Rio. A ORLA DO RIO - A Construção do Espaço Público Emblemático da Cidade (. Rio de Janeiro: INEPAC.

Hoyuela Jayo, J. A. (Novembro 2017). Patrimônio Cultural e, ou é, Paisagem? Brasilia: DEPAM, IPHAN.

Hoyuela Jayo, J. A., & Cury, I. (2018). As paisagens cariocas no âmbito dos tombamentos federais: propostas para seu ordenamento e gestão. Anais do 5º colóquio ibero americano da paisagem cultural: patrimônio e projeto. Belo Horizonte: PPG-ACPS (UFMG) e IEDS. Fonte: https://issuu.com/antoniohoyuelajayo3/docs/as_paisagens_cariocas_e_tombamentos

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Relatório do IPHAN sobre o processo de tombamento dos morros da zona Sul, processo 869/T/73, por Isabelle Cury

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