Destinos Turísticos Sustentáveis
«Em um mundo cada dia mais condicionado pela dimensão e velocidade do Câmbios e o aumento das incertezas reflexionar sobre Sistemas de Avaliação Integrada com relação aos Destinos Turísticos requer não perder a perspectiva, o carácter global desta atividade» Fernando Prats, “La evaluación integrada de la sostenibilidad en destinos turísticos”.
O turismo espanhol é "um setor de atividade consolidado e reconhecido a nível internacional, assentado de forma diversa sobre distintos territórios e paisagens de sua geografia, convivendo com outras atividades produtivas e com os sistemas naturais ou ameaçando com sua extensão e formando parte do sistema de cidades e dos espaços rurais. O Brasil tem uma grande oportunidade no desenvolvimento da industria turística e de projetos integradores e sustentáveis que aproveitem os recursos naturais e culturais, paisagísticos, e territoriais, a partir de esse setor ainda insuficientemente desenvolvido no país.
​
Intervir na planificação dos destinos turísticos de um sistema tão complexo requer uma coordenação de uma serie de atuações adaptada aos objetivos, às operações territoriais e às ações locais. O entorno onde insertar as atuações para a definição de um destino turístico compreende na planificação estratégica, territorial ou setorial, em âmbitos locais ou regionais, com intervenções s finais que podem concluir na execução de projetos pilotos demonstrativos, em programas de atuação o em novas normativas.