Casarão de Santa Lucia, Belo Horizonte, MG, Brasil

Compreende os serviços técnicos especializados de arquitetura e engenharia para a elaboração do projeto relativo à reconstrução do casarão de Santa Lucia, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

 

O bem referenciado foi tombado conforme decisão do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município em 22 / 10 / 1992. Atualmente se encontra num estado avançado de degradação e desabamento, sem cobertura e sem possibilidade de acesso ao interior por ordem judicial.

 

O prédio tem duas prantas num terreno aproximado de terreno 1.282 m2 (mais não tem uma correta delimitação):

  • 207 m2 do térreo, no nível de aceso e uma varanda de 14 m2.

  • 144 m2 do porão + 12 m2 de aceso posterior  

 

O projeto da obra no bem tombado quer desenvolver-se numa dupla perspectiva: proteção dos valores e recuperação da funcionalidade.

Constitui objeto do presente Projeto a elaboração de estudos técnicos, estudos ambientais, prospecções, diagnósticos, laudos técnicos, estudos preliminares, projetos básicos e projetos executivos para a Reabilitação do casarão de Santa Lucia, BH.

Os empreendimentos são planejados e concebidos, no presente projeto, de forma a utilizar a respeitar as orientações e diretrizes das políticas públicas de preservação e proteção dos bens culturais brasileiros, os valores estéticos e culturais do bem, com o mínimo de interferência na sua autenticidade, nomeadamente a estética, histórica, de materiais e processos construtivos, e das características espaciais e ambientais envolventes.

As propostas de concepção espacial e de execução técnica deverão constituir-se, por princípio, como elemento referencial, emblemático e exemplar junto da comunidade local e no âmbito dos processos de preservação e conservação do patrimônio cultural brasileiro.

© 2016 TERYSOS DO BRASIL, Ltda, director: José Antonio Hoyuela Jayo