Plan Regional de ámbito territorial del Valle del Duero
Direção e Coordenação do PRT Vale do Douro (Plano Regional de Âmbito Territorial da Vale do Douro), também conhecido como programa “Cúpulas do Douro” . Fases 1 a 3 (final) como diretor técnico da UTE, INCOSA, TALLER DE IDEAS, COTESA. Ano: 2007 a 2009. E diretor dos trabalhos 2009-2010. Clientes: Direção Geral de Meio Ambiente, Prevenção Ambiental e Ordenamento do Território, Secretaria do Meio Ambiente, Junta de Castilla y León.
O plano regional da vale do Douro estabelece determinações para a proteção e desenvolvimento de um território grande e complexo, cerca de 700 km de rio, 5 províncias, e quase 600 municípios são afetados, numa área de mais de 25.000 km2 e com aproximadamente 800.000 habitantes, mais de 500 bens de interesse cultural e 11 espaços naturais de máxima proteção envolvidos, além de inúmeros espaços de conteúdo ambiental e paisagístico, de interesse, valiosos e de oportunidade. O plano é acompanhado pela programação de quase 150 ações e mais de 1.400.000.000 euros de investimento público ao longo de 10 anos que implicará um impulso social, cultural e econômico em toda a vale do Douro.
Para além destes números, este plano é, para a junta de Castilla y León, um modelo de desenvolvimento sustentável paradigmático, uma estratégia de cooperação transnacional, e um mecanismo de superação das barreiras sectoriais. Um plano de planos a ser desenvolvido, ao longo de seu período de validade, com muitos documentos que irão desenvolver e detalhar o seu conteúdo e permitir a sua gestão e o controle de sua execução. Cinco ações emblemáticas propõem fazer do território Duero o rio da energia, o rio do patrimônio, o rio da qualidade (agroalimentar), o rio da inovação e o rio da sustentabilidade. De forma precisa, com um calendário e um orçamento, o programa "as cúpulas do Douro" começa a ser estabelecido como uma iniciativa inovadora e emblemática, com um grande impacto público no desenho de uma imagem moderna para Castilla y León.
Documentos aprobados o publicados:
Plan Regional de Ambito Territorial del Valle del Duero y del programa Cúpulas.
Certificado como director y coordinador de la UTE INCOSA COTESA y TALLER DE IDEAS para la "Redacción del Plan Regional de Ámbito Territorial Valle del Duero y del programa Cúpulas del Duero" que fue definitivamente aprobado por el Decreto 21/2010 de 27 de mayo por el que se aprueba el Plan Regional
También:
Dirigió los trabajos de las Directrices de Ordenación del Territorio de Valladolid y Entorno, aprobadas definitivamente, y publicadas en el BOCYL de fecha 08/08/2001, como "DIRECTRICES DE ORDENACIÓN DEL TERRITORIO DE ÁMBITO SUBREGIONAL DE VALLADOLID Y ENTORNO", como coredactor del equipo del Instituto Universitario de Urbanística, Fundación General de la Universidad de Valladolid.
De Las Rivas Sanz, J. L., Castrillo Romón, M. Á., Hoyuela Jayo, A., Peiret I Carrera, A., Santos y Ganges, L., & Vázquez Justel, G. (1998). Avance de Directrices de Ordenación Territorial de Valladolid y Entorno. DOTVAENT. Valladolid: Consejería de Medio Ambiente y Ordenación del Territorio, JCYL.
Morfotipos del paisaje (naturales) para entender las relaciones entre los diferentes elementos del paisaje
Vista general de la UP del entorno de la ciudad de Soria
Estrategias Logísticas y selección de la ubicación de las Cúpulas del Duero, áreas de innovación y de centralidad
Sistema Territorial Agrícola y estructura de la información relacionada
Las cinco cupulas del Duero y sus temáticas propuestas