2022
Curriculum directivo (Es)
Curriculum portugués (Pt)
Curriculum inglés (En)
Curriculum ilustrado
​
Curriculum corto 2021 (Es)
Extendido 2021 (Es)
Curriculum Lattes (Br)
Curriculum outubro 2020 (es)
Curriculum setembro 2020 (en)
Curriculum outubro 2020 (pt)
​
​
CURRICULUM BREVE
​
Doutor e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Valladolid, com a tese HISPANICA URBS BRASILIARUM, ainda inedita. Graduado em Arquitectura pela Universidad de Valladolid (1994), titulo de Arquiteto e Urbanista revalidado pela UFMG (2015).
​
Foi diretor gerente da Area de Sistema de Informação de INZAMAC (1996-2003), director gerente de COTESA (2004-2006) e de TERYSOS (2006-2015), hoje é diretor gerente de TERYSOS do BRASIL, Ltda (2013 - hoje).
​
Atualmente é diretor - TERYSOS DO BRASIL, LTDA. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: sig sistemas de informações geográficas, planos diretores (do patrimônio cultural), paisagem, restauro do patrimônio cultural, sutentabilidade, parques e jardins, e planejamento especial, urbano e territorial. Arquiteto Sênior, desde 1994, conta com a experiência de 25 anos na profissão.
Especialista em Gestão e Técnica Urbana da Fundação San Pablo CEU. É Especialista em Planejamento Urbano, Territorial e Estratégico tendo trabalhado em mais de 15 planos ou projetos territoriais. E especialista em desenho gráfico por computador, Sistemas de Informação Geográfica SIG, cartografia e com grande experiência na sua aplicação à Planificação Geral e Planificação Regional. Essa visão Tecnológica e ao mesmo tempo de Planejamento, com sua experiência na docência em Planejamento Sustentável e Infraestruturas de Dados Espaciais, IDE compõem a sua maior colaboração ao conhecimento do território, da cidade, da cultura, do patrimônio (material e imaterial), do meio ambiente (mesmo na área de riscos naturais e antrópicos) e da paisagem (como elementos de sínteSE). Membro de ICOMOS Brasil (nº 18007 Bra).
​
Comisario da exposição URBS IBEROAMERICANA e promotor do projeto Brasil Hispâniico projeto em andamento na Lei Rouanet. Membro da Comissão especial de Geomática do Conselho Superior Geográfico, IDEE. Membro de ICOMOS Brasil e dos comités científicos de Fortificações, Mudanças Climáticas, Paisagens Culturais e secretario do comité científico de Cidades e Vilas Historicas.
​
Membro da Associação Espanhola de Paisagistas. Dirigiu durante seis anos os cursos de Infraestruturas de Dados Espaciais da UIMP, no campus de Cuenca, Espanha. Hoy dirige el proyecto Brasil Hispánico en el marco de la Ley Rouanet. Antonio Hoyuela também é Diretor da iniciativa ECOINNO, Ecología e Innovación.
​
De 2017 a 2020, trabalhei como consultor da UNESCO no projeto PRODOC4018, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional Iphan. Pesquisamos e desenhamos novos e inovadores instrumentos para a Ordenação e para a Gestão Compartilhada do Patrimônio Cultural Brasileiro, no contexto da paisagem cultural chancelada pela UNESCO, do desenvolvimento sustentável e do combate as mudanças climáticas. Os trabalhos incluem o aprimoramento da gestão de bens tombados nacionais, entre os quais 20 no Rio de Janeiro, com especial foco nos âmbitos da Lagoa Rodrigo de Freitas, São Conrado e Jacarepaguá, e também na Floresta da Tijuca e nas Paisagens Cariocas. A ideia é aquela de entender o patrimônio cultural no território e na paisagem, pensar a sua preservação, desde a conservação e desde sua requalificação, e como um importante vetor para o desenvolvimento sustentável do Brasil. O trabalho propõe instrumentos legais, normativos (portarias, minutas, diretrizes...) e também soluções naturais e culturais baseadas no uso da paisagem, e na priorização dos serviços ecosistémicos, das infraestruturas verdes, e na requalificação do espaço público e a integração da natureza. O objetivo da proposta de pesquisa era desenvolver instrumentos para reforçar a qualidade da paisagem, integrar as políticas públicas, pensar a multiplas escalas, ao tempo que reforçam a identidade, os valores simbólicos, e sirvam como motor do desenvolvimento social, ambiental e económico do país.
​
Trabalhei e colaborei com as secretarias municipais de meio ambiente (SMAC) e urbanismo (SURB), com o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e o Instituto Pereira Pasos e com as secretarias estaduais de cultura (INEPAC) e de meio ambiente (INEA), entre muitos outros. agentes, participantes dos comitês gestores da Paisagem Carioca e do Parque Nacional da Floresta da Tijuca.
​
PRINCIPAIS TEXTOS, BIBLIOGRAFIA
​
Recentemente, en 2021, foram publicados dois importantes textos da minha autoria, um deles com Noemia Barradas, a convite da revista Forum Patrimônio da UFMG, sendo seu diretor Leonardo Barci Castriota:
​
​
​
Outras colaborações com o Parque Ibirapuera
​
Hoyuela Jayo, J. A. (2020). A fortificação sistémica do Atlântico no Brasil da União Ibérica. En R. Bartholo, F. Ferreira de Mattos, & J. C. dos Santos Júnior, Patrimônio cultural de origem militar contribuições do ICOFORT RIO 2017 (págs. 101-120). Rio de Janeiro: ICOFORT, ICOMOS.
A paisagem como instrumento para um planejamento sustentável: uma visão dialética entre Europa e o Brasil (Editora D’Plácido, 07/2016). (Hoyuela Jayo J. A., A paisagem como instrumento para um planejamento sustentável: uma visão dialética entre Europa e o Brasil, 2016)
Planes Directores para STP: entre los planes de gestión de la UNESCO y los planes de acción del IPHAN (UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina, 10/2014).
Monitoramento das Paisagens Cariocas. Anais do 5º colóquio ibero-americano da paisagem cultural: patrimônio e projeto. Belo Horizonte: PPG-ACPS (UFMG) e IEDS, IPHAN e ICOMOS Brasil. Cury, I., & Hoyuela Jayo, J. A. (2018).
​
As paisagens cariocas no âmbito dos tombamentos federais: propostas para seu ordenamento e gestão. Anais do 5º colóquio ibero americano da paisagem cultural: patrimônio e projeto. Belo Horizonte: PPG-ACPS (UFMG) e IEDS. Hoyuela Jayo, J. A., & Cury, I. (2018).
​
​
Fortificações:
Os dois documentos de referencia falados hoje, do trabalho que estamos desenvolvendo em Santa Catarina (sobre sistemas patrimoniais), são:
Sistemas Territoriais Patrimoniais
​
​
​
DOTSE, directrices de ordenación del territorio de Segovia y Entorno
​
DOTZA, directrices de ordenación del territorio de la provincia de Zamora
​
​
Entrevista a Antonio Hoyuela Jayo publicada no Rio Capital Mundial de la Arquitectura, agosto 2020
​
​
Entrevista a Jaime Lerner, 2011
​
​
​
​
​
​
CRISTOS REDENTOR Y DEL OTERO
​
​
P
Intervención en el 50 aniversario de ISCCL - IFLA, Comité Científico Internacional de Paisajes Culturales, ICOMOS (grupo asesor de UNESCO) por los 50 años de la fundación del grupo:
​
ES ORDENACIÓN Y GESTIÓN DA PAISAJES COMPLEJAS: Rio de Janeiro Paisajes Cariocas
​
EN PLANNING AND MANAGEMENT OF COMPLEX LANDSCAPES: Rio de Janeiro Carioca Landscapes
​
FR COMMANDE ET GESTION DE PAYSAGES COMPLEXES: Rio de Janeiro paysages cariocas
​
​
Intervenção no encontro sobre Mudanças Climáticas e Patrimônio Cultural, organizado pelo comité científico brasileiro de mudanças climáticas e patrimônio cultural
​
​
​
Dois textos publicados nos anais do 4º Simpósio Científico do ICOMOS Brasil e 1º Simposio Científico ICOMOS/LAC
​
​
​
​
"Paisagem, Território e Patrimônio: bases para um planejamento sustentável", com Cesar Bargo, Universidade de Santos, São Paulo, Brasil, Junio de 2022, aula 01 e aula 02 (4 horas total)
​
Rio de Janeiro, conferencia en español, en el encuentro sobre Paisajes Culturales en Madrid, en Paisajes de la Luz, hablando sobre "Paisajes Cariocas, entre la montaña y el mar, paisaje cultura urbano complejo" en YouTube
​
​
PATRIMONIO CULTURAL Y PAISAJE, VARIAS CONFERENCIAS
​
​
1. Vanda Witoto (Derequine, formiga brava). Coordenadora dos estudantes indígenas do Estado do Amazonas MEIAM, “trabalhadora em comunidade”. Profissional da Saúde, Professora, Ativista e Empreendedora, Candidata a Deputada Federal
2. Kleber Karipuna, povo de Rondônia, na Amazônia. Assessor Técnico de Projetos en Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira y Militante na Luta pela Defesa dos Povos Indígenas en APIB - Articulação dos Povos Indígenas do Brasil. Liderança de base da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) e da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB);
3. Ivo Poletto. Assessor nacional e coordenador do Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Socioambiental. Licenciado em Filosofía, Teología e Ciencias Sociais (Brasil). Participou na Comissão Pastoral da Terra, Cáritas Brasileira, Pastorais Sociais. Asessor nacional do Fórum Mudanças Climáticas e Justiça Social e também
é membro da Rede Eclesial Pan-Amazónica-REPAM
Colóquio Internacional Intervenções em Bens Culturais Imóveis, organizado pela PPGAU UFES universidade federal de Espirito Santo, Brasil, Palestra: A fortificação, patrimônio cultural, desde a perspectiva territorial e paisagística: planos diretores e planos de gestão: As declarações de Vauban, de Amsterdam, as fortificações venezianas, e as novas candidaturas ibéricas: Brasil e a Raia. Por: Prof. Dr. José Antonio Hoyuela Jayo
​
​
​
​
​
​
​
​
Entrevista em Arquitetos da Paisagem, São Paulo 2019
​
​
Candidatura de Valladolid a Patrimonio Mundial de la UNESCO, Historical Urban Lanscape, Radio Nacional de Espanha, com Valeria Saconne e apresentação no Museu do Patio Herreriano, Valladolid, Marzo 2018.
​
Desenvolvimento Sustentável e as Paisagens Cariocas, bate papo com Eduardo Acosta
​
​
​
O Patrimônio Cultural como ferramenta para o enfrentamento das mudanças climáticas, comité científico de Mudanças Climáticas de ICOMOS Brasil, Este webinar vai debater a questão central da relação entre as mudanças climáticas e os patrimônios, numa perspectiva interdisciplinar. Especialistas de diversas áreas vão abordar os significados das mudanças climáticas para os múltiplos patrimônios e as comunidades. Também serão discutidos os riscos que assumimos cotidianamente no que tange à temática e as possíveis táticas para aumentarmos a resiliência para o enfrentamento das crises. Agosto 2020
​
Urbanismo Ecológico Postcovid, webinar da serie Natureza e Cidade, PUC, curso de post-graduação de Paisagens Sustentáveis, Rio de Janeiro, 2020 (coordenado por Cecilia Herzog e Pierre Martin). Experiências europeias, e trabalhos desenvolvidos nos úlitmos anos na Europa e no Brasil, por A. Hoyuela.
​
O Mundo Gaucho e o Turismo com Erva-Mate: Gestão Integrada e Sustentável e Planos Locais, convidado pela FAMURS, dia 15 09 2020, com Luciana Maria Gobbi Ilvandro Barreto de Melo e Mario Nascimento, eu participei como especialista e coordenador técnico do projeto GISTUR
​
Congreso Internacional de Paisajes Culturales, Chiquitana Boliviana 2020, con dos temas:
DIA 02 Rio de Janeiro, Cambiios Climáticos y Pandemia (de la hora 1,58, a la hora 2.30, más o menos)
DIA 03 Las misiones guaranis y el turismo (de 1.48 al 2,28)
DIA 01 Primeiro dia do Congresso clicka aquí
​
​
PROGRAMAS DE RADIO (RNE em português)
​
Entrevista RNE com Valeria Saconne, a normatização e gestão do Patrimônio Cultural Federal No Rio de Janeiro, por Antonio Hoyuela, consultor da UNESCO, IPHAN, PRODOC 4018.
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
​
PAISAJE CULTURAL DE BELÉM (Br) : estrategias para una ciudad verde, inclusiva y sostenibleBelém de Pará siglo XXI, Brasil, proyectos para COP 30 en 2025, 30ª cumbre del cambio climático de UNESCO
24 julio, 18,30 h. Buenos Aires (24 h. Madrid)
​
Canal de Youtube: FPAA arquitectura (en directo)
​
Entre el 14 y 15 de abril de 2023, en Belém de Pará, futura sede de la COP30, de noviembre de 2025, se celebró un Seminario para preparar la ciudad para el combate a los impactos del Cambio Climático, reforzando su potencial como recurso patrimonial, natural y cultural, amazónico.